Venha visitar o Palácio da Pena Virtual
Fernando Augusto Francisco António nasceu em Corburgo a 29 de Outubro de 1816, filho do príncipe Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha e da princesa Antónia de Kohary.
Antes de se tornar rei de Portugal pelo seu casamento com a rainha D. Maria II tinha sido Duque de Saxe-Coburgo-Gotha. O certo é que a sua actividade política não foi muito relevante, limitando-se a ser conselheiro da sua mulher e futuramente dos seus filhos.
Com o infeliz falecimento da sua mulher, D. Maria II, assumiu a regência do reino em 1835 mas rapidamente entregou o poder ao seu filho, D. Pedro V.
Dedicou-se ao longo da vida ao desenvolvimento e à protecção das belas-artes nacionais, pois era possuidor de uma grande educação literária e artística. Interessando-se pelo património artístico nacional, comprando e recolhendo peças de arte, que ainda hoje ornamentam alguns museus e palácios nacionais, protegendo a Academia das belas-artes em Lisboa, preocupando-se com a conservação dos monumentos portugueses, como por exemplo o Mosteiro da Batalha e Jerónimos. Promovedor da arte, ele próprio um artista, cantor, pintos, desenhista e gravador.
Falecendo em Lisboa, a 15 de Dezembro de 1885, prolongando-se as obras do Palácio da Pena até a data do seu falecimento.